Nacionais 2018 #6 1943 - Luciana Klanovicz

Seguindo na minha proposta de conhecer novos autores nacionais, abracei a leitura de "1943" da historiadora catarinense Luciana Klanovicz. A trama começa no ano de 1943 e tem como protagonista Maria, uma jovem brasileira que ganha a vida como cantora num bar da França ocupada pelos nazistas. Sua vida muda totalmente quando conhece Phillip, um matemático inglês que espiona para os aliados. Muito apaixonados, os dois ignoram os sinais à volta e quando se dão conta, a guerra chega até eles. E é aí que o caldo entorna...
A história de Maria, sua trajetória através dos territórios ocupados, sua luta pela sobrevivência e para manter a própria identidade são, na minha opinião, o que sustenta todo o enredo. Muito mais do que seu romance com Phillip. Maria come o pão que o diabo amassou com as patas enlameadas, mas sempre consegue emergir das cinzas como uma Fênix, e cada vez mais forte.
Já o "mocinho"... Apesar de Philip ter passado por uma provação bem grande, eu não consegui ter empatia por ele. Para mim o grande protagonista, ao lado de Maria, foi Edgar.
[ALERTA DE SPOILLER - Passe o mouse para ler]
Aliás, eu não torci por Phillip. Achei que ele não mereceu o final que teve. Phillip foi fraco em inúmeras situações. E enquanto Maria lutava bravamente para sobreviver, ele foi escroto, deu chilique e comparou-a a uma prostituta. E olha que nem vou comentar aqui da peguete dele no campo de prisioneiros e depois da noiva que ele arruma na Inglaterra... Francamente! Nada que me digam vai me fazer mudar de ideia. Eu torci mesmo foi pelo Edgar. E achei o final dele indigno. #prontofalei
[ACABOU O SPOILLER]
Tirando o fato de eu não gostar do Phillip, o livro teve cenas muito bonitas e tocantes. O caldo histórico consegue amarrar tudo bem direitinho e é possível visualizar, enquanto lemos, a ação dos personagens, as cidades devastadas, a desesperança e a incredulidade das pessoas.
Senti falta de mais profundidade em alguns personagens secundários que aparecem na trama. Até porque eles foram importantes para a trajetória de Maria, Phillip e Edgar. Mas, para nós, eles parecem meio que jogados para escanteio. 
Eu gosto muito de romances históricos, mas geralmente busco tramas ambientadas no período medieval ou, no máximo, até meados do século XIX. A leitura de "1943" foi uma gratificante saída da zona de conforto, principalmente por tratar de um fato que, embora tenha acontecido há mais de 70 anos atrás, permanece ainda muito vívido em nossas mentes.

"1943"
Luciana Klanovicz
Independente
Número de páginas: 411
ASIN: B0755QGRHQ

Comentários