SELF PUBLISHING 3: a missão!

Olá!!!!!! Deu pra notar que meu conceito de tempo é meio distorcido e que o amanhã para mim chega depois do dos outros, né? Ossos do ofício....


ETAPA 3: APERFEIÇOANDO O VISUAL DO LIVRO:

Bem, prosseguindo em nossa saga de autores-editores, vamos continuar na formatação do livro. Depois de escolher fonte e padronizar tudo direitinho, vamos às dicas básicas para deixar seu livro com um visual bacana. Lembrando que TODA a formatação que explico aqui se baseia no Word 2007, ok?

  • MARGENS: assunto interessante. Aprendi na prática (leia-se: apanhando muito) que as margens que ficam visualmente boas no Word, SOBRAM na hora de imprimir. Então, para uma publicação em tamanho A5 o MÁXIMO de margem que você vai deixar são 2cm. Mais do que isso encarece a publicação e desperdiça espaço.
  • No Lulu eles pedem margens espelhadas (layout de páginas > margens > espelhadas > personalizadas > tamanho que vc quer > ok)
  • No Clube do Autor não é necessário, mas se você quiser espelhar, não tem problema. Siga os passos anteriores.
  • Página de rosto; o Word tem esse recurso, mas é mais voltado para teses e monografias, fica uma coisa muito formal. Usá-lo ou não vai depender da proposta de seu livro. Eu prefiro formatar a página de rosto com uma fonte legal, que combine com o livro (no meu usei a Castellar, tam 72pt, toda maiúscula, sombreada)
  • Depois da página de rosto, vc coloca a página de créditos. veja o exemplo aí embaixo, como ficou no meu livro:
  • A página de créditos pode incluir ao não uma ficha catalográfica. Eu não fiz uma, mas você pode pedir a um profissional de biblioteconomia para elaborar uma para você, ou encomendar uma no site da CBL por módicos R$ 50,00.
  • Depois da pagina de créditos, você coloca uma página com o título do livro, subtítulo, autor, ano (se quiser) e selo editorial.
  • Num romance acho desnecessário colocar sumário; acho que fica com cara de tese. Mas, se alguém preferir fazê-lo, o Word tem esse recurso automático.
  • Depois dessa parte inicial, você formata o texto, propriamente dito.
  • Parágrafo: formate sem recuo na primeira linha; economiza espaço.
  • Espaçamento: simples, entre linhas; 6pt, ANTES E DEPOIS de cada parágrafo. (para tamanho A5, fonte tamanho 8 a 10, com serifa)
  • Estilo: personalize o estilo; um para título e outro para o texto, assim você economiza tempo na formatação.
Bem, o básico é isso. No próximo post vou mostrar como montar a capa. Caso alguma coisa não tenha ficado clara, deixe sua dúvida num comentário, que vou tentar responder o mais breve possível.

Até a próxima!

Comentários