Banca 2018 #1 - A Máscara da Sedutora - Victoria Holt

Fazia tempo que eu não lia um livrinho de banca. Este estava aqui em casa há tempos, nem lembro onde comprei. Com certeza num sebo. Meu exemplar tá bem velhinho e remendado, rss
Eu nunca tinha lido nada desta autora, então comecei sem expectativas. E já de antemão aviso: a sinopse não faz jus à obra! 
A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi o fato de ser escrito em primeira pessoa, coisa absolutamente incomum em livros de banca. Este pertence a coleção Best Sellers, publicada pela Abril Cultural na década de 1980.
O livro é dividido em partes e narrado por duas pessoas: Suewellyn e Anabel. Não se trata de uma novela, como habitualmente vemos e sim, de um romance de época que percorre uma longa linha do tempo, entremeando passado e presente em sua narrativa. Ele pede uma leitura atenta, já que são muitos personagens e situações e, em determinados momentos, você precisa dar uma espiada algumas páginas atrás para se lembrar de quem é quem.
Eu fiquei muito presa à narrativa, apesar de não ser um livro repleto de ação. Ele tem muitos mistérios, intrigas, traições e a cada página você encontra uma surpresa. Francamente, eu não esperava encontrar uma história tão boa quando comecei a ler!
Uma das coisas que me incomodou um pouco foi a dificuldade em me situar no tempo em que ocorre a ação. Não sei se isso foi um recurso proposital da autora, ou se foi uma falha da editora ao não mencionar no capítulo de abertura. Só muito à frente é que se percebe que ele transcorre em fins do século XIX.
Eu não vou falar muito sobre a trama aqui porque acho que qualquer coisa que diga vai acabar virando spoiller! Mas a ação começa com a narrativa angustiada de Suewellyn, que relembra sua infância, introduzindo-nos então ao grande drama familiar dos Mateland, que envolve a trágica história de amor entre seus pais. É a partir dessa teia de ações, reações e consequências que o destino de Suewellyn é traçado. E que destino!!! Quando você pensa que a narrativa vai seguir determinado curso, a autora chacoalha tudo e vai por um caminho totalmente diferente e, ainda assim, completamente verossímil.
Se você tropeçar neste livro num sebo da vida, leve-o para casa! A leitura vale muito a pena! É uma história emocionante e um livro acima da média!

A Máscara da Sedutora
"The Mask of Enchantress"
Victoria Holt
A.M. Heath and Co. Ltd., Londres, 1980
Abril S.A. Cultural, São Paulo, 1985
340 páginas

Comentários