Prateleiras

sábado, 17 de abril de 2010

Coração Ferino - Deborah Simmons

Comprei este livro meio por acaso, mais pela autora do que por ter me interessado pela história em si. Sempre amei o estilo da Debora e (óbvio) sou fã de carteirinha dos rapazes DeBurgh.
"Coração Ferino" é o primeiro livro da mini-série "The Marchants", que conta a história dos irmãos Sidony e Christopher "Kit" Marchant. A ação começa com os dois chegando a propriedade rural que receberam de herança de uma parenta distante.
Oakfield é uma mansão construída a época dos Tudor, cercada de superstições, semi abandonada, mas que logo cativa o coração do otimista Kit. Sidony, por sua vez, apesar de ser a mais jovem dos irmãos, é mais pragmática, e logo fica intrigada com a má fama que a casa tem. Além disso, nos jardins da mansão os irmãos encontram um misterioso labirinto, cuja complexidade fascina a jovem.
Uma sequencia de estranhos incidentes precede a chegada - não menos suspeita - do antigo vizinho dos irmãos Marchant, Bartholomew, visconde Howthorne. E apesar de, na infância, o trio haver sido muito chegado, o homem que se hospeda em Oakfield - amargurado e sombrio - em nada lembra o antigo "Barto", companheiro de travessuras de Kit e Syd.
Desconfiado até da sombra, e com uma missão secreta por detrás da aparentemente inocente visita aos amigos, Barto logo ganha a animosidade de Syd, muito menos crédula do que o irmão. E no meio de provocações, palavras atravessadas, criados sinistros e humores azedos, os dois vão acabar se sentindo atraidos um pelo outro.
A história é interessante. Deborah escreve bem, como sempre, nos presenteando com descrições cuidadosas e criando uma atmosfera que revive os romances góticos, tão em voga nos séculos XVIII e XIX. O livro tem um ritmo moroso, que não chega a tornar a leitura chata. No entanto, há  alguns trechos com longas descrições técnicas sobre labirintos e tudo o mais que comprometem o ritmo. Na minha opinião, poderiam ter sido apresentados de uma forma mais "diluída" no texto. E para quem leu a saga DeBurgh, já aviso: não é um livro "hot". Seu foco principal é o mistério que cerca Oakfield.
Para variar, percebi a mutilação edição de cenas que, em determinadas partes do livro, acaba comprometendo o entendimento. Também faltou explicar o rumo de um personagem que aparece bastante e é parte do mistério, mas que depois, some. Acho que a "explicação" estava exatamente na parte que cortaram (se eu contar qual, vira spoiller. Mas é no penúltimo capítulo). Além dessas "edições" também não me conformei com os erros gritantes de protuguês; "enXarcada" está logo na primeira página e "desconSertada" aparece mais de uma vez. Além de "primeira prioridade", que quase fez com eu jogasse o livro pela janela. Um mico.
No placar final, eu daria nota 3 para ele. Bom para distrair num dia chuvoso.

FICHA TÉCNICA:
Rainhas do Romance Histórico 03
Autora: Deborah Simmons
Título Original: The Dark Viscount
Publicação no Brasil: Harlequin,2009
Publicação Original: Harlequin, 2008

SEU CORAÇÃO É AMARGURADO, E ELE NÃO CONFIA EM NINGUÉM...
Trovoadas retumbavam e relâmpagos cortavam o céu quando a srta. Marchant chegou a sua nova e imponente mansão. Mas a linda e inteligente Sydony não se deixava intimidar com facilidade.
Entretanto, se a casa não a assustara, a chegada do visconde Hawthorne certamente o faria. No lugar do menino que ela outrora havia beijado, estava Bartholomew, um homem com brilho implacável no olhar.
Ele estava ali para revelar uma verdade, e arruinar Sydony. Mas logo se viram rodeados por segredos mais sinistros do que poderiam ter imaginado. E à medida que a tensão entre os dois ia se intensificando, a lembrança daquele beijo inocente passou a não ser mais o suficiente.

4 comentários:

Marcia disse...

Concordo em genêro, número e grau...esperava muito mais da história.

Só não joguei pela janela para não ser multada..rsrs...regras de condomínio.

bjs.

Anne Marie disse...

Afff...qdo será que a harlequin e a nova cultural vão parar de nos fazer de bobas? Caramba, mais uma mutilação? Creduuu...

Drica_BT disse...

Pois é, garotas. Eu adoro a Deborah, mas prefiro mil vezes seus romances medievais!

Brenda Martins disse...

Bom, a capa, pelo menos, é maravilhosa!
Deem ao livro uma chance ao menos: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Coracao-ferino

e depois sim, digam de sua justica! (: