Prateleiras

sábado, 5 de junho de 2010

Akelon: um novo mundo - Junior Menezes

Fazia bastante tempo que eu não lia um livro de ficcção científica. Um genuíno, naquele estilão mesmo de viagens intergalácticas, batalhas espacias, planetas distantes e por aí afora. Então, quando o Junior Menezes mandou o livro dele (com um bilhete super-fofo!) eu meio que voltei para minha época de garota. Meu lado trekker de carteirinha berrou bem alto e eu me apeguei com a história.
O livro todo é um enorme exercício criativo. Nele o autor criou um novo mundo MESMO! Akelon, um planeta distante e habitado por raças humanóides, tem sua própria história, além de costumes, paisagens, tecnologias e tudo o mais que se possa imaginar. Tudo isso concebido pela mente do escritor. E como ele escreve numa linguagem acessível, voltada para o público mais jovem, fica bem fácil visualizar a cosmpolita Labinea - o coração de Akelon - e toda sua gente.
A história pode ser dividida em duas etapas. No início, onde praticamente não há diálogos, o leitor vai sendo apresentado a Akelon, a sua história e a eterna disputa entre as duas principais raças que o habitam - os humanitons e os kechanianos. Nessa primeira fase é onde o autor fez toda a contextualização que leva ao conflito definitivo onde, em alguns parágrafos, podemos ler algumas metáforas que remetem aos conflitos atuais em nosso mundo, como o que se desenrola há séculos na Palestina.
Na história também temos o romance entre Sarah e Nicky, os protagonistas da "segunda fase". E um final que surpreende.
Além das ilustrações feitas pelo próprio autor, no final do livro o leitor ainda encontra um glossário, que o ajuda a entrar no clima de Akelon e de seus conflitos.
No fim das contas, uma leitura bem gostosa para quem curte variar o gênero.

FICHA TÉCNICA:
Akelon: um novo mundo
Autor: Junior Menezes
Publicação: Clube de Autores
162 páginas
COMPRAR


SINOPSE:
As Profecias...
E cumpriu-se assim o que estava escrito nas antigas profecias dos Deuses Sagardos de Akalanuss; o santuário galáctico. São palavras de Niremóides, o deus supremo da galáxia, que a paz e a liberdade em Akelon viriam por meio das mãos de uma jovem de cabelos negros e olhar profundo; uma paz que duraria três mil anos. Após isso, as profecias não dizem mais nada"

Sobre o Autor:
Natural de Natal-RN, Junior Menezes mora atualmente em Santa Cruz, no mesmo estado. Além de escritor e desenhista, ele também é baterista. Fã de fantasia e sci-fi, ele adora ler e (felizardo) tem quase todos os livros da série Vaga Lume (Drica cai morta de inveja), além de ser fã de Júlio Verne. Como influências em sua primeira obra ele cita - além dos livros que leu - a série Star Wars, da qual é fã.

9 comentários:

Hérida Ruyz disse...

Olá!
Que legal, eu gosto de ficção cientifica. Os autores nacionais estão me surpreendendo.
Bjs

Michael Soares disse...

Parabéns, Junior Menezes, o seu livro é maravilhoso. Mostra um mundo fascinante. Com novas criaturas, tecnologias avançadas e muitas aventuras. É um livro que você não consegue parar de ler.

Anônimo disse...

Este livro me parece ser muito interessante. É bom saber que os escritores brasileiros estão cada vez mais deversificados... Parabéns!

Fabiola Santos disse...

Este livro parece ser um mix de Star Trek com guerra dos mundos... Interessante.

Adriana Vargas disse...

)Olá querida!
Não conhecia o seu espaço, e vim prestigiar o novo autor do nosso CLUBE, este livro passou por minhas mãos semana retrasada, e infelizmente não deu tempo de ler, pois ele estava se encaminhando para um BOOKTOUR.
fico feliz que tenha gostado de Akelon, e que tenha ressaltado as qualidades literárias da obra.
Obrigada e felicidades a ambos!
ADRIANA
COORDENADORA DO CLUBE DOS NOVOS AUTORES

Thayane disse...

Um grande escritor, sem dúvidas.

André Victtor disse...

O Junior é um excelente escritor !
Já tive o privilégio de ler alguns capítulos e confesso que gostei muito ! Com certeza o livro fará o leitor se aventurar na atmosfera de Akelon com suas paisagens e tecnologias além das nossas... Meus parabéns !!!

Mia disse...

Livro maravilhoso. Realmente os autores brasileiros cada vez surpreendem mais. Sucesso!!!

Francine Cruz disse...

Olá, sou autora do livro Amor, Maybe e participo do blog O Clube dos Novos Autores, conheci seu blog lá e já estou seguindo, se puder, siga de volta. Abraços!