Prateleiras

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

#dricanaflip + #clubenaflip: quer saber o que rolou de bom?

Paraty e suas pequenas surpresas
Pois é, estou de volta a boa e velha Jixx, morrendo de saudade de Paraty!
Quem nunca foi àquela cidade, deve ir. É linda, aconchegante e cheia de surpresas. Pena que não tive muito tempo para ficar por lá. Mas já está no roteiro das próximas férias.
A FLIP foi o máximo. Gente de todos os lugares, de todas as tribos, de todas as línguas. Um caldeirão de idéias, sons, cores, cheiros e histórias.
A casa do Clube de Autores
A casa do Clube de Autores estava linda. Aconchegante, decorada com simplicidade e bom gosto, fez com que eu me sentisse visitando velhos amigos. Aliás, fomos super bem recebidas. Eu, a Lívia Terra e a Kátia Calegaro, da revista Cultura Total. Nossa mesa sobre "Internet e Redes Sociais - Abrindo as Portas para a Literatura Independente" foi uma resenha daquelas! Em breve o Clube vai colocar o podcast (poutz, se ansiedade matasse...)  com nosso bate-papo, que rendeu prá lá uma hora.
De brinde, no sábado, véspera de nossa mesa, eu e a Lívia curtimos uma palestra com o Ferréz, escritor, rapper e cronista da revista "Caros Amigos".
Drica, Ferréz e Lívia
Ativista social, fundador da 1DASUL - griffe de roupas totalmente produzidas na comunidade de Capão Redondo (e que, infelizmente - eu soube hoje - está fechando a loja porque não tem como competir com os produtos made in China, via trabalho escravo).
Nem preciso dizer o quanto o trabalho do Ferréz impressiona, nem o quanto foi bom o papo. No fim, eu a Lívia tivemos um momento de pura tietagem, com direito a livro autografado e foto com o "híbrido de virgulino Ferreira e Zumbi dos Palmares".
Depois do Ferréz, saimos para circular pelo Centro Histórico de Paraty, em plena ferveção do sábado de FLIP. Pegamos o finalzinho da palestra do Ferreira Gullar, circulamos na (enoooorme) livraria da FLIP, espiamos a Tenda dos Autores e nos surpreendemos com a diversidade de talentos espalhados em cada esquina da cidade.
O staff do Clube com Ferréz (esq) e Aurélio Simões, escritor
E pra cima da galera do Clube de Autores, eu vou mesmo é rasgar seda!
O Ricardo Almeida - mentor do Clube, o cara que sonhou e fez acontecer -  é um doce. Ok, ok,só estou elogiando porque nós não tivemos que disputar o mesmo café, deixemos isto bem claro (daí a coisa ia ficar feia, rssss). Até porque o Paulo Santos - misto de fotógrafo, contra-regra, promoter, hostess, barista e psicólogo especialista na alma feminina - jamais deixou minha mug ficar seca!
Ricardo Almeida e Drica Bitarello
Além desses dois, tive o prazer de conhecer o Fernando Amaral, um gentleman, autor da capa (linda!!!!!!) do diário de bordo da FLIP (em breve vocês vão conhecer) e o cara que viabilizou a parte técnica das mesas (além de ter me convencido - pasmem! - a gravar um vídeo pro Clube). Sem falar que ele sempre tinha um "pitaco" certeiro pra dar no bate-papo.
No finalzinho da mesa recebemos também a visita da Gabi Marsico, escritora, roteirista e uma das coordenadoras da FlipZona. Ahn, eu mencionei que esta mocinha tem apenas 14 anos? Pois é...
Drica e Gabi Marsico
Depois da mesa, das (longas) despedidas e das promessas de nos vermos todos em breve nesses eventos literários da vida, caímos de vez nos braços de Paraty. Curtimos o mar, o céu azul-de-brigadeiro, a brisa gostosa da beira do cais e o casario histórico que nos leva a outras épocas quando a vida, se não era mais fácil, ao menos era mais simples.
Katia Calegaro, Drica Bitarello, Felipe M. e Tiago Amaro
Na volta para casa, curtimos ainda a paisagem da BR 101, entre o verde da mata atlântica e o azul perfeito do mar, fechando a FLIP (para nós, porque Paraty bombou até de madrugada!) com chave de ouro.
Por fim, para encerrar essa postagem, deixo os agradecimentos ao staff do Clube de Autores, a Lívia Terra (amiga, suporte técnico e navegadora) e a Kátia Calegaro e toda equipe da Revista Cultural e do projeto Frente Literária. Sem essas pessoas e a dedicação com que elas se engajaram, não teria dado tão certo!

BJS da Drica :-D

Um comentário:

Marie disse...

Esse evento foi simplesmente mara, pelo que vejo!
Tô doida para ir na próxima! Tomara que consiga .. heheh
Parabéns Drica e a turma do CA! Fizeram mais do que bonito!

Bjaooo