Nacionais 2018 #3 Théo e a Maldição das Cores - Anaté Merger

Theo e a Maldição das Cores é o terceiro livro nacional que leio este ano. Escrito pela jornalista franco-brasileira Anaté Merger, é uma fábula graciosa e tocante, que agrada tanto crianças quanto adultos. Com uma narrativa linear e de fácil entendimento, o texto está longe de ser simplório, pecado que alguns autores do gênero acabam cometendo por subestimarem os jovens leitores. O texto da Anaté tem riqueza vocabular sem se tornar chato, descrições bem feitas sem se tornar cansativo.
O livro conta a história do príncipe Théo, herdeiro da casa de Dracoon, um dos cinco reinos de uma terra imaginária onde os povos são segregados pela cor de sua pele. Aquele que nasce com cor diferente, é banido de seu reino. O jovem príncipe percorre duas grandes etapas em sua jornada do herói. Na primeira parte do livro temos o Théo muito jovem, fraco e imaturo, sofrendo nas mãos do rancoroso príncipe do reino de Azurium. Esta primeira etapa, de construção do personagem e de apresentação de todo o contexto ao leitor, é um pouco mais lenta e descritiva. Já na segunda parte, quando Théo é impelido pela necessidade se lançar numa viagem pelos cinco reinos, a narrativa se torna mais acelerada, com o príncipe enfrentando vários perigos e aventuras. É aqui também que entram outros personagens, bastante divertidos aliás!

O livro me deu a impressão de uma mãe contando uma história a seu filho na hora de dormir. É perceptível nas entrelinhas o carinho com que a história foi tratada pela autora. Embora não seja o gênero de minha primeira escolha, eu curti muito a leitura e a oportunidade de sair da minha zona de conforto. Isso sem falar em todas as metáforas envolvidas no texto, que fala tanto da questão da intolerância, quanto das provas que todos nós passamos pela vida.

O livro está disponível em e-book apenas, na Amazon. 

"Théo e a Maldição das Cores"
Anaté Merger
Independente
Número de páginas: 296 
ASIN: B01B0H3FUI
Idioma: Português



Comentários