Nacionais 2018 #16 - Anne - Tamires Carvalho

Comecei a leitura de "Anne", da mineira Tamires de Carvalho, para alternar entre dois livros mais gordinhos. "Anne" é um conto ambientado numa cidadezinha do interior de Minas Gerais.
A escrita leve e despretensiosa de Tamires nos conduz num agradável passeio às paisagens amplas de Minas, às montanhas e aos campos desse estado tão rico e diverso. Suas descrições são muito bem feitas, sem se tornarem exageradas ou cansativas. Permitem que a gente se ambiente perfeitamente na história e entre neste clima bucólico.
Anne é uma personagem muito certinha, embora seja considerada a ovelha negra de sua família esnobe. Apesar de ser uma jovem espontânea, ela não é dada a grandes arroubos. Uma de suas maiores virtudes, em minha opinião, é a paciência. Porque só tendo MUITA mesmo para aguentar aquela família insuportável mesquinha arrogante chata!
Embora a história seja passada em nossa época, em alguns momentos me senti transportada para meados do século XX. Muito desse sentimento veio da postura extremamente antiquada de Walter, pai de Anne, e Gloria, sua madrinha. Existe também, e no final descobri o motivo, uma razão importante pelo qual o livro me fez sentir assim. Mais pra frente eu explico.
O conto todo é muito doce e romântico, uma leitura leve, sem cenas sensuais ou apelos eróticos. O que o torna um ponto (positivo) fora da curva no mercado atual, onde pipocam romances cheios de safadeza sensuais.
Um detalhe que me incomodou na história foi a recorrência de citações musicais. E embora a autora justifique isso nas notas ao final do livro, em minha opinião ficou um pouco cansativo.
O mais bacana desse conto, para mim, foi ter lido sem saber que se tratava de uma releitura de "Persuasão" de Jane Austen. E como li "Persuasão" apenas uma vez e há muitos anos, só depois de ler as notas da autora, no final do livro, foi que me dei conta da origem da sensação de estar numa época mais antiga. Foi uma ótima surpresa e me ajudou a fechar alguns links que tinham ficado em aberto.
Se você procura uma leitura leve, rápida e que te deixa de boas, Anne é para você!

Anne
Tamires de Carvalho
Amazon (Independente)
41 páginas
ASIN B075VBF236

Comentários