Nacionais #18 - A Noiva da Estrada e outros contos - Fabiano Jucá


Minha leitura desta vez foi num gênero diferente: contos de terror! Embora não seja minha praia, foi ótimo sair da minha zona de conforto literária. E com um texto tão agradável quanto o do Fabiano Jucá. 

São três contos no livro, sendo que o primeiro e o segundo se complementam. O terceiro é totalmente independente e, na minha opinião, ficou um pouco deslocado dos outros.

Em “A Noiva da Estrada” temos um jovem professor de filosofia que vai trabalhar no interior e acaba encontrando uma estranha moça na estrada. Aqui temos o autor bebendo na fonte dos “causos” e das lendas urbanas brasileiras. Com uma opção narrativa pela terceira pessoa, tem pitadas de ironia e humor mordaz, principalmente quando a voz do narrador se contrapõe às atitudes de Alex, o protagonista dos dois primeiros contos.


"A família é uma fábrica de neuroses, e manter a sanidade é o grande desafio."

Em alguns pontos a narrativa ficou um pouco confusa, saltando entre passado e presente num mesmo parágrafo sem, no entanto, comprometer o entendimento. Só pede mais atenção.

No segundo conto, “Cidade Fantasma”, temos novamente Alex envolvido com o sobrenatural. Este conto tem a narrativa mais densa do que o primeiro, menos bem-humorado e mais mergulhado nos dilemas internos de Alex. Eu diria que ele está mais para um terror psicológico. Aliás, durante todo o conto eu imaginei que estava dentro de um surto esquizofrênico do Alex. O desfecho, porém, foi diferente do que eu supus.

O terceiro conto, “A Caixa do Mal” é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, um sujeito que sofre de fobia a elevador. Embora bem escrito, não chegou a me conquistar. No início da narrativa me fez lembrar um pouco dos contos de Pöe, mas depois ele foi ficando um pouco monótono.

O livro foi um bom entretenimento e me ajudou a conhecer um novo e bom autor brasileiro. Vale a leitura!

A Noiva da Estrada e outros contos
Fabiano Jucá
E-book Amazon
46 páginas
ASIN B0150YIV38

Comentários

Suelen Mattos disse…
Eu não conhecia o livro. Apesar de não ser meu estilo (confesso que sou medrosa pra terror, kkkkk), fiquei interessada pelo primeiro conto. Dos 3, foi o que mais me chamou a atenção!

=)

Suelen Mattos
______________
ROMANTIC GIRL
Drica Bitarello disse…
Os dois primeiros são muito legais, Suellen. E eu também não sou aficcionada por terror. Mas esse é leve, mais par suspense. E o estilo dele me prendeu bastante