Prateleiras

sábado, 19 de setembro de 2009

SELF-PUBLISHING, esse desconhecido! - A saga continua.

ETAPA 2: O MIOLO DO LIVRO - TAMANHO e FONTES

Bem, depois de formatar, enviar, registrar e encadernar (ou não) seu original, ele está pronto para ser enviado ao site e publicado, não é mesmo?
Não.

A formatação que usamos ao enviar para a BN não é adequada para o envio aos sites de Self Publishing. Isso porque, neste tipo de serviço, TODA a editoração, TODO o layout ficam por conta do próprio autor. Então, se você quer um trabalho bem apresnetado, caprichado, digno de ser chamado de livro, tem que suar a camisa, ok?

Primeiro, imagine seu livro. O tipo de fonte, a página de rosto, os numeros de página, cabeçalhos, citaçãoes - quando houverem - apêndices, informações sobre o autor, contato, etc. PENSE EM TUDO. Lembre-se, você está usando o self-publishing, não está pagando uma editora para fazer isso por você. Aconselho os marinheiros de primeira viagem a fazerem um check list, e irem anotando as modificações necessárias, antes de finalizar o arquivo.

DETALHES QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O tamanho ideal para um livro ser upado, tanto no Lulu quanto no Clube de Autores é o A5 (mais ou menos o formato dos livros de banca).

O número mínimo de páginas, em ambos os sites, fica em torno de 70, e o máximo de 500 páginas.

É fundamental analisar o TIPO DE FONTE que será usada. Para ter idéias de fontes, pegue livros de livrarias (bons livros) e olhe na última ou penúltima página, no rodapé. Lá costumam haver informações do tipo: "impresso em papel tal, fonte tal, tamanho tal, etc". Por aí você pode ter noção de que tipo e tamanho de fonte será adequado ao seu texto.
Lembre-se que a fonte e formatação criarão o CLIMA do seu livro, por assim dizer. Então, se você vai publicar um livro de ficção científica, algo futurista, nada de usar uma fonte que remeta a um estilo "antigo", tipo Bookman Old, Mary Jane, e por aí afora. O contrário também se aplica.

Ainda sobre fontes: na impressão do livro as fontes tipo sans serif ficam totalmente desprovidas de charme e são mais adequadas a documentos, relatórios e memorandos.

Exemplos?

Arial é uma fonte sem serifa.

Times New Roman é uma fonte
serifada.

É possível baixar famílias inteiras de fontes gratuitamente e instalá-las na pasta "Fonts" de seu Windows. Um dos sites que mais utilizo é o NetFontes, mas existem inúmeros outros.

DICA: faça testes, MUITOS TESTES!

Imprima "bonecas" de seu livro já em tamanho A5. Selecione na impressão 2 páginas por folha e você terá uma idéia de como ficará o miolo de seu livro. A partir da "boneca", você poderá analisar se o espaçamento está bom, se as margens estão muito grandes, ou muito pequenas, se a leitura do texto está CONFORTÁVEL. Reutilize papel, imprima em rascunho, mas faça-o. É um investimento que você está fazendo na SUA obra.

Outro passo MUITO importante: as fontes devem ser incorporadas ao documento, caso contrário, você PERDERÁ TODA SUA FORMATAÇÃO.

"Ai meu Deus, lá vem... Incorporação é coisa de pai-de-santo!", vocês devem estar pensando. Pois é, também é. Mas também é coisa de Word e PDF.

O primeiro passo para fazer isso é instalar um complemento no seu Office (estou me baseando no que eu uso, Microsoft Office Word 2007) que permite que o arquivo gerado como .doc seja convertido em .pdf. Para baixar o complemento, entre aqui.

  • Após instalar o complemento, reinicie o Word.
  • Abra seu documento - ou um outro de teste, se preferir - vá na guia "salvar como" e clique em "PDF ou XPS".
  • Na janela de opções selecione "Padrão" e clique no botão "Opções".
  • Na parte de baixo desta janela marque a caixa: "Compatível com ISO 19005-1(PDF/A). ATENÇÃO - ESTE PASSO É ESSENCIAL!!! Se não marcar esta opção, suas fontes NÃO serão incorporadas ao documento.
  • Dê OK e salve o documento. No fim do processo, ele abrirá um documento semelhante, só quem PDF.
  • Lembre-se, todas as fontes e formatação serão incorporadas ao arquivo PDF. A cada modificação que você fizer no original, em Word (.doc), o documento deverá ser REPUBLICADO em .pdf.

Bem, isso é só o começo. Vão treinando, entrando nos sites, escolhendo suas fontes. Amanhã eu volto para mais uma etapa de nossa saga de autores independentes!

Nenhum comentário: