Prateleiras

terça-feira, 2 de março de 2010

Garotas Plus-size são mais felizes: será que o mundo está descobrindo o que você já sabia?

Depois de ler três reportagens, publicadas em datas diferentes no blog 7x7 e no Globo On Line, eu comecei a acreditar que estou diante mesmo de uma tendência - e não de um surto de "politicamente correto", como twittou minha amiguinha Na Muniz.

A primeira reportagem falava da repercurssão da mulher da página 194. Eu explico.

Na edição de stembro de 2009, da revista americana Glamour, ilustrando uma reportagem sobre auto imagem, estava a foto (linda) da modelo plus-size Lizzi Miller.

Sorridente, vestindo uma calcinha ínfima e ostentando uma barriguinha normal, daquelas que eu, você e a torcida do Flamengo também temos, ela se tornou uma verdadeira sensação. Isso porque nós NUNCA vemos mulheres normais nas páginas de uma revista de moda.

Nada contra a bela Giselle e outras tops de suas estirpe. Mas, convenhamos. Quem COMPRA moda e SUSTENTA a indústria não são os ínfimos e inexpressivos 0,000-qualquer-nano-quantidade-por-cento de sílfides da população mundial e sim, NÓS, poderosas, absolutas e dignas representantes do sexo feminino. Nós, com nossas TPMs, nossas celulites, estrias, gordurinhas, gramas e outras redundâncias que nos fazem sermos nós mesmas.

Depois da Lizzie, topei com a reportagem - também no 7x7, já de uns meses atrás - que falava sobre o livro de outra top plus size, a Crystal Renn.

Crystal era uma garota do interior que foi descoberta por um olheiro. O cara sugeriu que se a moça emagrecesse 30kg (!!!) faria sucesso como modelo em NY.

Nem preciso dizer que a partir daí a Crystal comeu (ou melhor, não comeu) o pão-que-o-diabo-amassou-com-o rabo. Depois de ser esculachada pelo povo do mundamoda, a modelo deu a volta por cima, assumiu suas curvas e, voilá, ganhou até um Jean Paul Gaultier ex-clu-si-vo!

Bem, e depois dessas duas histórias muito bacanas, hoje me deparei com mais uma reportagem, falando sobre o novo romance da Danielle Steel, a rainha das lágrimas.

E, quem diria, Mrs Steel se rendeu à tendência - e a "fome" mundial (sorry, mas não resisti ao trocadilho) - de heroínas normais.

No livro intitulado "Big Girl", a protagonista tem problemas com o peso. E, segundo a entrevista que a Danielle deu para o jornal USA Today, a protagonista NÃO vai emagrcer-para-ser-feliz-para-sempre. Ah, essa eu quero ver!

BJS da Drica!!!

3 comentários:

Ná Muniz disse...

Drica, adorei seu texto! Muito, muito interessante! Legal a gente ver mudaça em um padrão (injusto) que estava começando a parecer eterno. E boas notícias, eu, usuária de tamanho 42 a 46 durante boa parte da minha vida, estou conseguindo encontrar calças do meu tamanho em lojas comuns, e não só nas lojas pra gordinhos.Pequenas viórias, mas muito sgnificativas pra quem chorava rios de lágrimas na adolescência porque não achava calça 42 pra vender!

Beijos linda!

Lady Apfelstrudel disse...

Adorei o texto também. Parece que finalmente a mídia está tomando consciência de que a beleza real [magrinha, gordinha, alta, baixa, com celulite, barriguinha, etc] é o que realmente importa e não estereótipos criados para o povo se frustrar cada vez mais.

Tatiana disse...

Meninas eu com Plus Size desde que me entendo por gente to A D O R A N D O essa acordada do povo !!!
bjkas