Prateleiras

quarta-feira, 24 de março de 2010

"O Reino dos Céus": resenhas, sorteios & bastidores

Olá pessoas!

Esta semana estou numa correria louca e nem pude aprontar uma matéria decente para o blog, apesar de ter várias idéias e livros interessantes para mostrar a vocês. Enquanto o ritmo não volta ao normal, convido o toda(o)s para visitarem os blogs Romances in Pink e Mulheres Românticas, que fizeram esta semana, duas resenhas sobre meu livro, "O Reino dos Céus".
Desde já quero registrar aqui que fiquei super-lisonjeada por ter sido comparada a mestra Diana Gabaldon. Estou honrada mesmo! E para comemorar a ocasião, separei dois exemplares que serão sorteados pelas meninas. As regras estão nos blogs, ok?
Gostaria de aproveitar o post e dizer a vocês que escrever é uma verdadeira aventura. Uma viagem na qual você parte com um objetivo traçado e nenhum mapa nas mãos. No primeiro momento, quando os personagens começaram a surgir e a contar suas histórias, era impossível imaginar que eles pudessem ir tão longe. Ou que pudessem me levar a caminhos tão distantes, e as pesquisas tão mirabolantes!
Lugares, costumes, hábitos, religiões, batalhas, personagens históricos, armas, meios de transporte, alimentação, medicina, entre outras tantas coisas que formam nosso cotidiano, hoje ou há mil anos atrás. Coisas que nos fazem ser quem somos, vivermos como vivemos e criarmos história, como nossos antepassados criaram. Tudo isso entra na composição de um personagem, na elaboração de uma cena, no traçado das letras.
Escrever é, acima de tudo, demonstrar respeito para com o leitor através de tudo isso. Através do maior esforço possível na recriação do ambiente onde a história se desenrola, no comprometimento com a verossimilhança dos fatos, no cuidado com a prosódia e com a construção do texto, no respeito a inteligência e a sensibilidade do leitor.
Na construção de cada página deste livro - e dos outros que compõem a série - pesquisei em inúmeras e variadas fontes. De livros especializados ao vasto - porém nem sempre confiável - repositório de informações que é a Internet, passando por programas como o Google Earth e o Effel's Arabic Dictionary (para as transliterações), chegando às edições da Saudi Aramco World (thanks for the back issues compilations and posters!) e até mesmo a consultas a Embaixada da Noruega (agradecimentos especiais, pois foram uns amores! - Takk for bøkene!) e ao Cornwall Visit Board (thanks for the maps, guides and pictures!). Ufa!
Não é a toa que o projeto vem caminhando há 5 anos, desde as primeiras linhas de "Fogo Vermelho", esboçadas num caderno que eu usava para tudo-e-mais-alguma-coisa.
Ah sim, esqueci de contar: cronologicamente a saga começa em "O Reino dos Céus", mas o primeiro livro a ser escrito foi o segundo, "Fogo Vermelho". (E eu jamais vou esquecer da Dea da Comunidade Adoro Romances - primeiro espaço cedido aos meus escritos - thanks Lu Zetum! -  me chamando de George Lucas por causa disso, rsss).
Bem, apesar disso tudo, o livro não tem nenhuma pretensão de ser um tratado de História, nem de ser absoluta, total e completamente fiel a todos os fatos. Procurei sim, ter base histórica, mas flexibilizei muita coisa também, em prol do argumento e do caminho que eu queria seguir com cada personagem. No fim, acho que ficou um misto de fatos e ficção e, se muito daquilo nunca aconteceu, ao menos você poderá pensar: "é, mas poderia ter acontecido...".
E, no fim das contas, não para isso que a literatura serve? Para levar cada um de nós a pensar como seria? Para criar a fantasia e fazer dela uma possibilidade?
Obrigada a toda(o)s pelo carinho, pelo incentivo ao longo desses anos e pelos comentários carinhosos deixados aqui, nos Blogs parceiros Romances in Pink e Mulheres Românticas, no portal Radegund-A Saga e na página do Clube de Autores.

BJS da Drica ;-)

2 comentários:

Carol disse...

É uma honra fazer parte (de alguma forma) deste projeto.
Mal posso esperar pelo Fogo Vermelho
kkkkk

Drica_BT disse...

Carol,
certamente você e todas as blogueirasfazem parte dele, como incentivadoras, parceiras e divulgadoras! OBG!
BJS da Drica ;-)