Imagine um lago tranquilo, um espelho d'água. Agora, imagine uma pedra sendo atirada no centro desse mesmo lago. Imaginou? Ondas se propagarão em todas as direções, não é mesmo? E quando tocarem as margens, se tornarão novas ondas, se propagando no sentido inverso, gerando outras ondas, e assim sucessivamente.
Quem jogou a pedra no lago hoje, e com uma pontaria certeira, foi nosso colega escritor, o homem dos ares e de Todas as Estrelas do Céu, o Enderson Rafael.
Com algumas twittadas, o Enderson conseguiu uma mobilização ímpar entre escritores, blogueiros e leitores, expandindo uma iniciativa baseada em duas simples perguntas:
Eu acrescentaria mais uma pergunta a esta lista, dirigida especialmente às editoras de grande e médio porte:
Quem jogou a pedra no lago hoje, e com uma pontaria certeira, foi nosso colega escritor, o homem dos ares e de Todas as Estrelas do Céu, o Enderson Rafael.
Com algumas twittadas, o Enderson conseguiu uma mobilização ímpar entre escritores, blogueiros e leitores, expandindo uma iniciativa baseada em duas simples perguntas:
Quantos autores brasileiros você conhece?
Quantos livros de autores brasileiros você tem lido?
Quantos novos autores brasileiros vocês tem publicado?
Fica claro quando entramos nas grandes livrarias do país que, apesar de novos autores nacionais estarem brilhando, ainda é absurdamente pequena a proporção de mercado e de espaço que eles (nós) desfrutam(os) comparados aos autores estrangeiros.
Ouvimos as velhas justificativas, tais como: livros consagrados lá fora são garantia de venda certa e retorno financeiro, autores desconhecidos são um risco grande e publicar é caro.
Bem, tudo isso não deixa de ser verdade mas, como eu costumo dizer, quem não morre não vê Deus!
Deixar de apostar no mercado nacional, em autores BONS que temos hoje, publicando como independentes e suando a camisa para divulgar, pode ser garantia de arrependimento no futuro. Talentos como o próprio Enderson, Leila Rego, Fernanda França, Simone Marques, Roberta Polito, Vivianne Fair, Paula Pimenta, Raphael Draccon, Felipe Pan, Laura Elias, Thalita Rebouças, Bruna Longobucco, Ana Cristina Melo, Kamila Denlescki, Fabricio Carpinejar, entre outros, estão sendo difundidos rapidamente através da propaganda boca-a-boca e conseguindo resultados significativos SEM grandes estruturas de marketing. Agora, eu pergunto: já imaginaram se por trás de cada um deles houvesse uma BOA editora?
Minha expectativa é de que, daqui a algum tempo - meses talvez - estejamos vivendo uma revolução das letras no Brasil. Um verdadeiro boom, que começou devagarzinho, - nas comunidades da Internet dedicadas a Literatura, nos fóruns e Orkuts da vida - e que vai ganhar um espaço tão grande e tão poderoso que vai ser praticamente impossível resitir a ele.
E daí, eu pergunto: quem vai ficar fora dessa?
O DESAFIO NACIONAL é um projeto que conta com a parceria de diversos blogs e autores. Por enquanto temos o twitter do projeto. Em breve, um blog será criado para reunir todos os links com resenhas, entrevistas, promoções e divulgações dos autores. O banner do projeto foi criado pela Iris Figueiredo. Para participar, faça uma postagem com o tema e o banner em seu blog e envie o link para o twitter.
Comentários
bjos
Gostei muitooo do seu blog! Acho que você vai gostar do meu também =D
Beijos!
Cel,
www.umajenelasecreta.com
Alguém tem que fazer alguma coisa, os livros de fora são bons, os nossos ainda "não" são porque não são divulgados, existe aí uma veia capitalista absurda, e como brasileiro infelizmente super valoriza tudo que vem de fora, nossos autores brasileiros ficam desconhecidos. Choro quando vejo livros legais, de autores brasileiros em banca de 1,00. É muito desmerecimento, somos muito mais que carnaval e futebol. Parabéns pela iniciativa, é claro que estarei dando apoio, eu faço parte. Um grande beijo.