Nacionais 2018 #2 Alina - Emília Lima

Seguindo na proposta de leitura de autoras nacionais, trago o romance de época "Alina". É o romance de estréia da autora baiana Emília Lima, e o primeiro volume da série Família Cirilo. 
Um dos pontos positivos de Alina é retratar um período histórico pouco explorado nos romances de época: o início da colonização do Brasil. O livro é narrado em terceira pessoa (brindemos a isso!) e transita por pontos de vista de vários personagens.
A narrativa tem altos e baixos e eu senti um pouco do impacto disso na fluidez da leitura. Há momentos em que o enredo cria uma certa "barriga", mas não chega a nos desestimular.
Alina, a protagonista que dá nome ao livro, só me conquistou mesmo a partir da metade da história. Seu amor por Pedro, para mim, soou mais como algo juvenil e que, na presença poderosa de Naru, a meu ver jamais teria sobrevivido. Falando em Naru, eu não gostei do destino que a autora deu a ele. Achei indigno da trajetória do personagem, talvez o melhor do livro. Me pareceu uma saída forçada para que se chegasse ao desfecho dado pela autora. Já Pedro não me convenceu. Não consegui criar empatia por ele, por mais que tenha tentado. Sei que a proposta da história era mostrar um grande amor que sobreviveu ao tempo e às vicissitudes da vida. Mas não rolou essa identificação com o casal protagonista, aquela em que a gente torce com todas as forças. Minha torcida mesmo foi pelo Naru!
Apesar desses pontos, Alina é um bom romance de época, com cenas doces, delicadas e sem muitos sobressaltos.

"Alina - Família Cirilo #1"
Emília Lima
Pedrazul Editora
ISBN: 978-85-66549-454
Número de páginas: 188
Idioma: português

Comentários