Nacionais 2018 #4 O Refúgio do Marquês - Lucy Vargas

Eu sempre tive a convicção de que determinados livros - assim como acontece com pessoas e situações - procuram a gente no momento certo de nossas vidas. Eles chegam no exato instante em que precisamos deles, seja para nos dar alegria, seja para nos fazer ver o mundo de outra forma, seja para resgatar coisas que temos guardadas e que precisamos elaborar dentro de nós. "O Refúgio do Marquês" teve esse efeito em mim!
O livro estava comprado desde o meio do ano passado, mas ficou aqui na estante. Li outro da Lucy nesse meio tempo, além de outros livros dos mais variados gêneros e autores. Daí resolvi encarar o Marquês durante meu "retiro de Carnaval". Pronto! Fiquei grudada nele uns 3 dias. Só não li mais rápido porque estou trabalhando no meu próprio livro, e precisei dividir o tempo. Mas esta última noite foi para devorá-lo até o final.
O texto da Lucy Vargas, como sempre, é muito fluido. Ela consegue costurar muito bem cenas leves, bem-humoradas e românticas com outras mais pesadas e dramáticas.
O fio condutor é a história de Caroline, a jovem, empobrecida e viúva Baronesa de Clarington. Ela é acolhida por sua parente distante, Lady Hilde Preston, a Marquesa-Viúva de Bridington. A velha senhora a envia a casa de seu filho, Henrik, o atual Marquês, numa missão de reformar a mansão decadente e, talvez, seu próprio filho.
O sofrido Henrik vive como um recluso no campo, junto com a filha Lydia e a detestável Roseane, a Marquesa. Esta última vive acamada há muitos anos e é o pivô de todos os sofrimentos dos habitantes de Bright Hall.
Ops! peraí? O mocinho é casado??? Bem, é aí que a coisa começa a tomar um rumo bem diverso do que habitualmente se vê nos romances do gênero. Porque Lucy consegue, com esse mote, tirar a gente da zona de conforto. Caroline não é nenhuma "destruidora de lares", nem Henrik é o arquétipo do cafajeste. E Roseane está a anos-luz do modelo santa-esposa-traída. Eles são todos muito humanos, cheios de conflitos, de mágoas, tristezas e mazelas. Para quem consegue ler nas entrelinhas e realmente mergulhar no drama vivido por Henrik e Caroline, o livro é realmente tocante. Tudo o que você quer é ler até o final e torcer para que eles consigam superar todas as barreiras que os impedem de serem felizes. Ao deixar o olhar hipócrita e puritano de lado, vemos uma situação que pode acontecer com qualquer um de nós, humanos que somos.
Eu comecei a ler esse livro sem muitas pretensões, apenas para me divertir e curtir o texto de uma excelente escritora nacional. Mas ele me surpreendeu e me causou uma verdadeira catarse emocional. Por isso ele entrou para meu rol dos favoritos!

"O Refúgio do Marquês"
Lucy Vargas
Editora Charme
ISBN-10: 856805613X
ISBN-13: 978-8568056134
312 páginas
Idioma: Português

Comentários