Nacionais 2018 #7 Paganus - Simone O. Marques

Êêê!!! Estou de volta com minhas leituras, depois de dois meses afastada e de uma mudança de casa. E para este retorno ao blog e a minha incursão na literatura nacional eu escolhi "Paganus", o primeiro livros da saga As Filhas de Dana, da Simone O. Marques. 

Fazia muito tempo que eu queria ler este livro. A Simone é uma escritora nacional que está na estrada já há alguns anos, assim como eu. E ela tem algo que me atrai em suas histórias: o mergulho no universo do paganismo celta! 

A história começa na Lisboa de 1160, onde uma tragedia familiar acaba moldando o caráter e o futuro dos gêmeos Douglas e Diogo. Anos depois, em 1673, numa aldeia do interior, os reflexos desta tragédia alcançam a vida da jovem pagã Adele e de sua mãe, Gleide. As duas se tornam alvo da perseguição religiosa do então Dom Mario Couto e de seus filhos. No entanto, o destino traçado pela Deusa para Adele é tortuoso e um dos filhos do maior inimigo de sua gente se torna seu maior protetor. Este romance é apenas o ponto de partida para uma saga familiar que conta trinta anos da vida de três mulheres fortes, cada uma a sua maneira: Gleide, Adele e Daniele. Repleto de reviravoltas e desfechos surpreendentes, o livro está longe de ser monótono. Exceto por uma pequena parte, já perto do final, onde o ritmo fica um pouco mais lento e descritivo, a história prende a atenção e te obriga a devorar uma página atrás da outra. 

Das três personagens centrais da trama, a que mais me conquistou foi Adele que, sem abrir mão de suas convicções pessoais, soube equilibrar sua essência pagã com a realidade de mulher de sua época. Gleide teve minha simpatia no inicio da trama mas, com o desenrolar da história, foi se tornando antipática em sua desmedida ânsia em conservar suas tradições, a ponto de quase por sua família em risco. Sua ponderação inicial, sua coragem e lucidez foram dando lugar a uma intransigência e a uma amargura que não consegui entender. Já Daniele, embora seja parte muito importante da trama e o elo de ligação com o segundo livro (Yesss, Simone nos presenteou com um livro dois! Viva!), acabou ficando meio como uma folha levada pelo vento, ora conduzida pela avó Gleide, ora pendendo para a mãe, Adele. Talvez seja essa impressão mesmo que a autora quis passar, já que Daniele é predestinada a cumprir uma missão que nem mesmo ela sabe qual é. É dela, acima de todos os outros personagens, o maior salto de fé. 

Gostei muito do livro. Bem escrito, sem descrições longas e cansativas, com diálogos bem construídos e narrativa consistente. Superou todas as expectativas que eu tinha com os livros da Simone. Recomendo!

"Paganus" (As Filhas de Dana - livro #1)
Simone O. Marques
Independente
Número de páginas: 317
ASIN: B00FRRA3LW

Comentários