Nacionais 2018 #10 Sagrados: A Aliança de Maria Madalena - Anatè Merger

Olha eu de volta com mais uma leitura nacional. Desta vez trazendo outro livro da autora franco-brasileira Anaté Merger.

Sagrados: A Aliança de Maria Madalena faz parte de uma trilogia, cuja continuação é Sagrados: O Poder da Estrela. Neste primeiro livro somos apresentados ao intrigante universo paralelo dos Sagrados, seres imortais que convivem com a humanidade há milhares de anos, poderosos anjos em corpos humanos.

Já no prólogo o livro me envolveu. A cena inicial, situada num tempo distante, quando Diana se depara com a chegada dos Sagrados ao Gargare, nos instiga a devorar cada linha, ansiosas por descobrir o que virá pela frente!
"O som daquela voz atravessou o espírito de Lucien com a energia de mil estrelas, os pelos de sua nuca se eriçaram e, pela primeira vez em sua longa vida imortal, algo que nunca imaginou que pudesse acontecer, simplesmente aconteceu: ele sentiu uma emoção."
A história prossegue, nos transportando para o ano de 46 d.c., retratando a chegada de Maria Madalena e seu séquito de protetores, trazendo um importante segredo consigo que será depositado nas profundezas da montanha de Sainte-Baume. A proteção desse segredo é a missão maior dos Sagrados. Eles atravessam os séculos cumprindo-a fielmente, até que um determinado evento revela o objeto que foi sepultado sob a montanha, atraindo uma legião de pessoas e seres inescrupulosos, como os Anakins, espectros de anjos decaídos, banidos eternamente de suas formas corporais.

"Sagrados" traz ingredientes que nos conquistam e despertam nossa curiosidade. Em muitos momentos eu me lembrei das tramas de Dan Brown. A grande pesquisa histórica, a constante presença de enigmas, códigos, chaves, línguas mortas e símbolos pagãos e religiosos, constroem uma mitologia própria da série fundamentada, como a autora mesmo conta, nas lendas e mitos da Provence. E como Anaté reside na região, a ambientação é primorosa, impecável. Dá para a gente se sentir dentro da história.

A trama tem momentos muito rápidos, que requerem bastante atenção, já que muitas vezes existem ações paralelas, e outros momentos em que fica lenta, bem descritiva. O livro tem muitos detalhes e pistas que vão se encaixando, como num quebra cabeças. Então, leia com atenção.

O final é muito bonito, principalmente quando Lucien faz uma revelação. Mais uma vez, atenção aos detalhes! Alguns desfechos ficam propositalmente em aberto, pois devem ser abordados no próximo volume da série. 

Alguns pontos do livro me deixaram um pouco confusa, me obrigando a voltar algumas páginas para tirar dúvidas. Uma delas foi a inserção de novos personagens sem que tenha havido uma "apresentação" por assim dizer. Outros foram alguns saltos entre cenas que ficaram um pouco perdidos na trama, sem explicação. Como um encontro entre dois personagens que não é descrito, mas que depois é citado por ambos. Neste último caso, não sei se foi proposital e se será desenvolvido no segundo livro. No entanto, esses detalhes não comprometem o interesse na leitura. 

Para finalizar, uma das coisas que mais me chamou muito a atenção foi a riqueza da escrita de Anaté. Em alguns momentos fica mesmo poética, como nesta abertura de um capítulo:
"A longa noite de primavera insistiu em querer ficar mais um pouco como se não aceitasse o fato de que mais cedo ou tarde seria irremediavelmente substituída pelas primeiras horas da manhã..."
Então, se você está procurando um bom romance, com muito conteúdo, com uma trama mais complexa e repleta de surpresas, "Sagrados" com certeza vai te conquistar do mesmo jeito que me conquistou!

Sagrados - A Aliança de Maria Madalena
Anatè Merger
Independente - E-book Amazon
320 páginas
ASIN: B0796GJFV8


Comentários

Anaté Merger disse…
Gostei demais de como explicou a trama, com emoção e informações na medida certa. Muito obrigada pela resenha, Drica.
Drica Bitarello disse…
Ler esta série é um prazer! Adoro histórias cheias de mistérios e tramas paralelas. Ansiosa pelo terceiro!