Nacionais 2018 #11 - Uma Janela na Praia - E. Samuel

"Uma Janela na Praia" foi uma daquelas leituras que me deixou com um sorriso no rosto. Uma doce surpresa, escolhida na minha biblioteca Kindle. Descobri a autora Elaine Samuel num grupo de escritores do qual participo e resolvi ler seu trabalho. E devo confessar que AMEI!

O livro é escrito para um público jovem, mas tem a capacidade de cativar todas as idades. Enquanto lia fui fazendo uma viagem no tempo, uma volta à adolescência, com todos os seus medos, suas incertezas, dramas, paixões de verão, suspiros, inseguranças... E sem celulares!

Embora Elaine não situe a trama numa data específica, dá para entender que ela acontece lá pelo início dos anos 2000, quando o uso dos e-mails já era popularizado, mas o telefone celular ainda era coisa rara, quase que de filme. E isso dá um charme todo especial à história, porque tira essa facilidade que temos hoje de consumir relações. A distância e os desencontros de Carol com o seu Rafa, a ansiedade com que ela e a amiga Samantha monitoram a janela do prédio vizinho, a expectativa de cada feriado e da possibilidade de irem à praia, tudo isso vai na contramão dessa banalização das relações com a qual os jovens hoje se habituam desde a pré-adolescência. Com a qual, aliás, todos nós nos habituamos.

O livro é doce, leve e de leitura muito agradável. As idas e vindas de Carol, suas cismas, que hoje aos meus olhos de adulta parecem tão pueris, já foram as minhas angústias e as de minhas amigas também.  E o final... Ah, eu adorei o final que a autora deu para a trama, uma forma de mostrar que a menina Carol estava começando a se tornar uma jovem mulher.

Super recomendo a leitura. Um livro encantador, que aquece o coração do leitor e traz de volta um jeito de se relacionar que não existe mais.

Uma Janela na Praia
E. Samuel
Independente - E-book Amazon
273 páginas
ASIN B078TZN3CQ

Comentários