Nacionais 2018 #12 - Inês Não Está Morta - Gabriela A. Maya


Confesso a vocês que, embora eu ande bem enjoada de narrativas em primeira pessoa, "Inês Não Está Morta", de Gabriela A. Maya me conquistou completamente. Tanto e de tal forma, que nem me lembrei que era narrado em primeira pessoa!

O livro mescla ficção e realidade ao retratar um dos mais ricos períodos do Portugal medieval e da emblemática história de amor entre Dom Pedro I de Portugal (1320-1367) Dona Inês de Castro (1320/25-1355), contados a partir da narrativa de Manoel da Costa.

"O nosso rei, Sua Mercê, estava louco! Com o passar do tempo e depois de descobrir os detalhes sobre o que haviam feito a ele e à mulher que amava, eu soube que Don Pedro não era louco, era apenas um homem apaixonado cujo remédio para a sua dor não existia."

No início do livro, o então menino Manoel descobre que é dotado de um dom que o permite ver pessoas que já morreram. Num desses acasos da vida seu dom o coloca frente a frente com o atormentado monarca. Uma linda amizade surge e vai marcar para sempre o destino do menino pobre que possui, além da atenção dos mortos, uma habilidade inata para o desenho e a pintura.

O texto de Gabriela A. Maya é de um lirismo tocante. Cenas comoventes e uma narrativa muito bem construída nos fazem viajar pela Coimbra do século XIV. Seu texto é cheio de cor e poesia, uma verdadeira pintura com as palavras que nos levam a atravessar o tempo e viver todas as emoções do Manoel menino, jovem, adulto e maduro.
"Era inverno em Portugal e tudo parecia mais difícil – como de fato era no resto do mundo – quando o vento deixava de ser um simples movimento do ar e se transformava numa arma impiedosa da natureza, nos cortando a pele."
Embora não seja um romance romântico, o livro fala de amor o tempo todo em cada uma de suas páginas. O amor de Pedro e Inês, de Celeste por seus filhos, de Manoel por Josephine e sua família, o amor pela arte e pelas ruas e vielas ancestrais de Coimbra.

Fiquei realmente encantada com a narrativa da Gabriela. O livro possui riqueza narrativa, pesquisa histórica apuradíssima e um lirismo arrebatador que nos conquista a cada página lida. Entrou para minha lista de favoritos!

Inês Não está Morta
Gabriela A. Maya
Independente - e-book Amazon
269 páginas
ASIN B07DNGRVVR

Comentários