Literatura Estrangeira 2018 #1 - A Irmã da Pérola - Lucinda Riley


A série “As Sete Irmãs” é um daqueles achados literários inesquecíveis. Lembro que comprei o 1º livro da série numa viagem que fiz ao Rio, junto com outros livros. Até então nunca tinha lido nada da Lucinda Riley e não tinha a menor ideia de que estava com ouro em minhas mãos! Apaixonei-me perdidamente pela saga das irmãs D’Aplièse e passei a esperar ansiosamente por cada volume.

Infelizmente na época em que li os primeiros livros eu estava afastada do blog e não fiz resenha deles. Talvez uma hora dessas eu ache vaga entre uma leitura e outra e consiga relê-los para resenhar. Mas, vamos ao que interessa!

Terminei a leitura do quarto livro das Sete Irmãs em 4/11, mas só hoje consegui finalizar e postar a resenha. A Irmã da Pérola conta a história de Celeno D’Aplièse, mais conhecida como Ceci, aquela irmã que era “grudada” com Estrela [spoiller-passe o mouse] e que termina o terceiro livro meio estremecida com ela. [fim do spoiller]

Ceci é, a princípio, a parte energética, ativa e brilhante da dupla de filhas de Pa Salt. Na estranha simbiose que mantém com Estrela, ela nutre a irmã com sua altivez e seu arrojo, ao passo que Estrela supre sua necessidade de afeto e cumpre um papel de “intérprete do mundo” para Ceci, já que ela é disléxica.

Porém, no início do livro Ceci está sem sua metade. Estrela saiu de sua sombra, seguiu seu destino e mudou-se do apartamento que a irmã comprou para elas duas morarem. Magoada e sentindo-se sozinha e sem objetivos, Ceci resolve enfim ir em busca de sua família biológica e descobrir quem é de verdade.

O que sobressai, logo no início do livro, é que Ceci é um caso grave de baixa autoestima. Embora sempre brilhasse mais do que a tímida Estrela, Ceci sempre se sentiu como uma sombra, como alguém deslocada e inadequada não só dentro de sua família, como no mundo de forma geral. Muito disso, acredito, tem a ver com a dislexia e a forma particular de interagir com o mundo que essa doença causa. Para Ceci, a dislexia é um grande fator limitante.

Outro fato que me chamou a atenção durante a leitura são as emoções de Ceci e a forma como elas evoluem ao longo da narrativa. No início suas emoções são planas, lineares, a despeito de toda força (ou em razão de) que ela represa. Mesmo quando ela se envolve com Ace. É como se Ceci visse tudo em tons de cinza e aos poucos, conforme ela vai mergulhando no passado, em suas origens e em suas próprias emoções, as cores e formas passam a sobressair na narrativa, até explodirem junto com as revelações que entrelaçam sua vida à de Kitty Mercer – sua antepassada.

Falando em Kitty, a primeira aparição dela me encantou profundamente. Um personagem forte, marcante, com uma riqueza única. Assim como Ceci, é possível sentir a força de sua vida interior, vibrante e selvagem que ela, filha de um pastor (falso) moralista, tenta reprimir a custo.

Seguindo o padrão da série, a trama se passa em duas épocas diferentes, simultaneamente. Então nós vamos descobrindo, junto com Ceci, a história de sua família, de suas profundas conexões com a Austrália e com a fascinante cultura aborígene bem como sua ligação com a indústria da pérola do início do século XX. Aqui cabe uma observação: a pesquisa de Lucinda Riley para esta série é absolutamente MONUMENTAL. Não sei como ela não enlouqueceu com tantas informações sobre lugares e épocas tão diferentes em cada um dos livros!

Bem, vou ficar por aqui, senão a resenha vira um tratado! Se vocês ainda não leram essa série, corram para fazê-lo! É uma das melhores que conheço no momento. E sem apelações lacrimogêneas ou sexuais. É livro bom MESMO! Mais um que entra para minha lista de favoritos desse ano. Cinco estrelas, sem dúvida!

💜💜💜💜💜

Série "As Sete Irmãs" - Lucinda Riley - Editora Arqueiro

  1. As Sete Irmãs: A História de Maya (2014)
  2. A irmã da Tempestade: A História de Ally (2015)
  3. A Irmã da Sombra: A História de Estrela (2016)
  4. A Irmã da Pérola: A História de Ceci (2017)
  5. A Irmã da Lua: A História de Tiggy (2018)

A Irmã da Pérola: A História de Ceci
Lucinda Riley
Editora Arqueiro
Impresso - 528 páginas
ISBN 978-85-8041-773-9



Sinopse:

Em A irmã da pérola, quarto volume da série As Sete Irmãs, duas jovens de séculos diferentes têm seus destinos cruzados numa emocionante história sobre amor, arte e superação.


Ceci D'Aplièse sempre se sentiu um peixe fora d'água. Após a morte do pai adotivo e o distanciamento de sua adorada irmã Estrela, ela de repente se percebe mais sozinha do que nunca. Depois de abandonar a faculdade, decide deixar sua vida sem sentido em Londres e desvendar o mistério por trás de suas origens. As únicas pistas que tem são uma fotografia em preto e branco e o nome de uma das primeiras exploradoras da Austrália, que viveu no país mais de um século antes.



A caminho de Sydney, Ceci faz uma parada no único local em que já se sentiu verdadeiramente em paz consigo mesma: as deslumbrantes praias de Krabi, na Tailândia. Lá, em meio aos mochileiros e aos festejos de fim de ano, conhece o misterioso Ace, um homem tão solitário quanto ela e o primeiro de muitos novos amigos que irão ajudá-la em sua jornada.


Ao chegar às escaldantes planícies australianas, algo dentro de Ceci responde à energia do local. À medida que chega mais perto de descobrir a verdade sobre seus antepassados, ela começa a perceber que afinal talvez seja possível encontrar nesse continente desconhecido aquilo que sempre procurou sem sucesso: a sensação de pertencer a algum lugar.



Comentários

Monique Larentis disse…
Que capa linda! E a história parece ser incrível também.

www.vivendosentimentos.com.br