Nacionais #19 - Um Beijo Meu - Luciana Klanovicz

Sigo no meu objetivo de explorar a literatura nacional. Desta vez com um conto da Luciana Klanovicz, de quem eu já havia lido o romance histórico "1943" (resenha aqui).

"Um Beijo Meu" faz parte da série "Mulheres e Canções" que, segundo a autora, tem contos "sempre inspirados numa musica e numa mulher como protagonista".

Neste caso a música que dá o tom é "Um Beijo Meu" de Herbert Viana, interpretada por Zizi Possi.

Ambientado nos anos 1990, nos pampas gaúchos, o conto é protagonizado por Carolina, uma jovem estudante apaixonada e apaixonante. Depois de levar uma rasteira da vida, ela resolve tomar as rédeas do próprio destino e se tornar quem ela realmente nasceu para ser: uma mulher plena, livre e feliz.
"Carolina abandonou a cidade como quem abandona a quem ama; uma relação contraditória marcada pelo egoísmo de quem não tem forças (e nem coragem) de renunciar."
Logo de início identifiquei em Carolina a história de muitas de nós mulheres que em alguns, ou vários momentos de nossas vidas, nos anulamos em nome de alguém. Em nome daquilo que, naquele momento de nossas vidas, chamamos de amor.

Eu me vi ainda jovem naquela Carolina do início do livro. Transbordando uma vida interna que grita para se libertar. Insegura, com pouco amor por si mesma, contentando-se com migalhas de afeto. Carolina cresce e se liberta. E nós nos libertamos com ela. Em sua busca ela se permite tomar uma decisão corajosa. E numa cena belíssima rompe definitivamente com o passado.

O texto de Luciana é muito agradável de ser lido. O ritmo é rápido e não deixa espaço para excessos. É tudo bem amarrado. No entanto, traz em cada linha muito lirismo. Fazendo jus ao nome da série, ele encanta como um doce musical, evidenciando a intimidade da autora com esse universo já que, além de escritora, Luciana também é cantora.
"Mal amanhecia e Carolina vestia sua calça vermelha e seu casaco, como cantava Gal Costa em Vapor Barato. Era preciso ir embora."
O conto é cativante e me deixou com vontade se conhecer os outros da série. Recomendo MUITO a leitura!


Um Beijo Meu
Luciana Klanovicz
E-book Amazon 

65 páginas
ASIN B07F5RF6BK



Comentários